Piscicultores e produtores rurais interessados em investir na produção de peixes estão convidados a participar do I Workshop sobre gestão da piscicultura na Região da Grande Dourados.
O evento vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro de 2013, no restaurante e Pesqueiro Kanoa, localizado na rodovia BR 163, em Dourados.
A presença deve ser confirmada pelo telefone (67) 9862-7774 ou via email: mspeixe@mspeixe.com.br. A realização é uma parceria entre Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa, e Cooperativa de Aquicultores do Mato Grosso do Sul (MS Peixe).
A região da Grande Dourados corresponde a 25% da área alagada do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa condição natural favorece a região, que é uma importante produtora de peixes provenientes da piscicultura.
Conforme informações divulgadas pelo Núcleo Pesquisa em Aquicultura (NUPAQ), nos últimos anos a atividade encontra-se estagnada, com muitas unidades desativadas e produtores desmotivados. No entanto, a região já teve muitas empresas de produção de alevinos, insumos e processamento.
Desde 2009, quando o governo federal implementou o Programa Territórios da Cidadania, há uma ação nacional de fortalecimento de cadeias produtivas nos territórios brasileiros, incentivando a Cadeia Produtiva do Pescado – porque esta movimenta a economia local e também torna a carne de peixe mais acessível, o que incrementa a saúde e bem-estar da população.
No Território da Grande Dourados existe uma aliança entre diferentes órgãos e entidades, que querem alavancar o setor de produção de peixes. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é parte deste movimento, já que alguns professores pesquisadores participam das atividades do NUPAQ. Institucionalmente, a UFGD também vai contribuir com a geração de recursos humanos para trabalhar no setor, a partir da criação do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura.
No evento, estarão reunidos representantes das instituições envolvidas no processo de ordenamento da Cadeia Produtiva do Pescado da região da Grande Dourados, para discutir a situação atual da atividade e traçar as diretrizes para retomada do crescimento.
Vão palestrar no workshop especialistas em aquicultura e em desenvolvimento local, vindos de outras regiões do país para dar orientações e falar sobre experiências de sucesso.
Fonte: Dourados News